sexta-feira, junho 22, 2007

Colhereiro - platalea leucorodia

Colhereiro. Nome dado a esta ave devido ao aspecto do bico, que termina espalmado em forma de colher. Alimenta-se filtrando pequenas partículas de água pouco profundas em movimentos ondulantes. Nidifica, entre outros locais, no Paúl do Boquilobo, Riachos – Torres Novas. Esta foto foi tirada em Castro Marim.

Rela - Hyla arborea


Estranhamente longe de cursos de água, encontrei vários indivíduos desta espécie de rela. Foi para mim uma surpresa. Bem quietas, "agarradas" a um qualquer ramo, normalmente verde, passam despercebidas a um olhar menos atento.

Alvéola branca - motacilla alba alba


Talvez duas vezes por dia que esta Alvéola vem ao charco comer uns quantos insectos e beber um pouco de água. Sem qualquer receio da máquina, chega a aproximar-se........ demais. Há alturas em que a focagem é quase impossível, mesmo com tubos de extensão. Tanto é, que nesta foto só coube "meio corpo"

Alentejo

Alentejo... não sei bem onde.
Quatro malucos, um Jeep. Aqui não haviam portagens.
Depois de uma noite em Castro Marim, num hotel "milhares de estrelas", passagem pelo "Pulo do Lobo". Depois... depois fomos andando à descoberta pelos "caminhos do Alentejo".

Guarda-rios - Alcedo atthis

Um dos mais queridos visitantes do meu pequeno charco/observatório ("queridos" porque eu queria muito). Uma ou duas vezes por ano passa uma semana a pescar. É aproveitar enquanto ele lá está. Raramente estranha o barulho da máquina e as enumeras "flashadas", com a agravante que estou, em muitos casos, a disparar a menos de 1 metro.
Já que falo nisso, está a falhar, este ano ainda nada.

Andorinha das Chaminés - Hirundo rustica

Parece ser um juvenil desta espécie. Juntam-se em grupos numerosos num canavial na margem de um pequeno lago artificial. Sem grande receio dos disparos e da luz do flash, saiam e voltavam logo a seguir para escolher um ramo onde me pareceu que passavam a noite.

Flamingo - Phoenicopterus ruber


Castro Marim. Enquanto uns dormiam, outros ainda não, já eu andava, em pleno Agosto a tentar sacar alguma fotos. Aproximação lenta aos flamingos para conseguir alguma proximidade que, mesmo com 480 mm não deu para encher muito mais.

quarta-feira, junho 20, 2007

A minha mais recente viagem ao Botswana - Gnus

"Estávamos na pista de uns quantos carnívoros, quando nos deparámos com estes 3 tristes gnus que mais tarde serviriam de refeição aos famintos leões."

domingo, junho 17, 2007

Mocho pequeno d'orelhas - Octus scops

Crias à espera de alimento. Poucos dias depois parece terem abandonado o ninho. Pelo menos temporariamente.